raça de cachorro

Raça de Cachorro – Como escolher?

3 Dicas Para Você Escolher Corretamente a Raça de Cachorro


Importante! Antes de decidir ter um cãozinho, você precisa ter em mente duas coisas:

  1. Todo cachorro precisa de exercícios físicos diariamente, alguns mais, outros menos, mas todo cachorro precisa fazer alguma atividade física, pelo menos uma vez por dia.
  2. Se você passa muito tempo fora de casa, tipo 10 a 12 horas, e vai deixar o cão sozinho este período, acho interessante você pensar muito bem se realmente quer ter um cão, porque mesmo que seja de uma raça que consegue ficar mais tempo sozinho comparado com outras raças, não vai ser saudável para ele ficar tanto tempo sozinho, e por conseqüência você vai ter uma relação atribulada com ele.

raça de cachorro

Dica 1

Um ponto que vai ajudar muito na escolha da raça, é a definição da funcionalidade do animal na sua vida. Vou dar dois exemplos para ilustrar: Digamos que você esteja terminando a faculdade de Psicologia e pretende trabalhar com Terapia Assistida por Animais, seja no seu consultório ou prestando um serviço voluntário numa instituição que cuida de idosos… Ótimo! Aqui temos definido que o animal será um assistente de terapia para idosos. Por conta disso o animal vai precisar ter determinadas características, e são essas características que você vai encontrar em determinadas raças, como por exemplo o Golden Retriever, que é um cão excelente para este tipo de trabalho.

Vamos ao outro exemplo: Você é super social, mora numa cidade litorânea, gosta de ir a praia, fazer caminhadas na orla e ainda recebe amigos com freqüência na sua casa. O ideal é que o cão participe dessas atividades. Mas vamos pensar bem: um shih tzu seria uma boa opção? Talvez. Mas o shih tzu é braquicefalico, ou seja, tem focinho curto e vai ter dificuldades com o calor no verão. Apesar de ser um cão social, ele pode não acompanhar você nas suas caminhadas pela orla. Um cão mais atlético e social para você pode ser um cão da raça whippet.

Liste as raças que mais se encaixam na sua característica de vida, e escolha quatro ou cinco dessas raças. Por que é bom limitar? Simples. Quando a gente tem muitas opções, ficamos confusos, e isso dificulta a escolha.

raça de cachorro

Dica 2

Pesquise bem antes de fazer a escolha do canil que possui a raça de cachorro que você deseja. Não compre animais sem saber a procedência. Você pode estar alimentando um prática abominável que são fábricas de filhotes, lugares onde os animais são mal tratados, ficam confinados em espaços minúsculos, sem luz, sem ventilação, sem interações sociais, sem atividades, onde a única função é procriar e gerar lucros para pessoas inescrupulosas.

Então não compre animais pela internet, em sites de vendas de produtos, procure conhecer bem o canil antes de comprar, ouça indicações de outras pessoas, faça uma visita, conheça os pais do filhote e as instalações do canil. Veja se o ambiente está limpo, se é arejado, se os animais apresentam boa saúde e se há uma rotina estabelecida de alimentação e brincadeiras. Tudo isso vai fazer bastante diferença na vida do animalzinho. E também faça outra visita, em um horário diferente, para saber como estão os filhotes e os pais. Desconfie se não deixarem você conhecer o local, ou se não deixarem você ter acesso ao local onde os animais ficam. Se isto acontecer, reveja sua escolha pelo canil. Lembre-se, você está adquirindo um serzinho que passará os próximos 10, 12 anos com você…

raça de cachorro

Dica 3

Quando eu falo de inserir um animalzinho na família, não posso deixar de falar de um assunto muito relevante e que precisa ser levado em consideração. Eu busco ser criterioso na escolha de cães de raça e que exerceram determinadas funções na vida das pessoas. Mas antes de comprar um animal, você precisa levar em consideração adotar um cãozinho abandonado. Pra falar bem a verdade, eu não vejo nenhuma desvantagem nesta escolha, só vejo vantagens! Cães que ficam sozinhos, esperando um lar em abrigos e ONGs, costumam retribuir em dobro o ato de amor de quem adota eles, é incrível, você vê nos olhinhos deles, o tamanho do amor e gratidão, é até difícil de explicar.

Além disso, os SRDs, que são esses cãezinhos sem raça definida, ou como chamamos carinhosamente de Vira-latas, são extremamente versáteis e se adaptam na realização das mais variadas funções. Outra vantagem é que, se ele for adulto, você já conhece o tamanho que ele vai ficar e o temperamento dele, assim você já sabe se o espaço que você tem vai ser suficiente para aquele cão.

Outra vantagem é que muitos já passaram da fase de destruição, e não demandam tantas atividades para controle de mordidas em móveis e objetos. A maioria não teve um processo de adestramento formal, o que possibilita que você ensine tudo o que você quer, sem precisar se preocupar com o que ele já aprendeu. Não são poucos os casos que atendo, de animais que foram adotados e não tem raça definida, que fazem coisas incríveis com seus tutores, alegram imensamente a vida das pessoas que o cercam.

Posso falar por experiência própria, não tenha medo de considerar adotar um cãozinho, procure um abrigo ou ONG, fale com pessoas que já adotaram, e você vai comprovar tudo o que estou te contando aqui. Eu incentivo fortemente a adoção, muitos dos cães que eu educo são adotados, e eles respondem imensamente bem ao treinamento. Com certeza o seu também vai ser facilmente educado, e vai te amar incondicionalmente! Quer presente melhor que esse? Então espero que eu tenha te ajudado a decidir pelo seu cão ideal, e depois que você decidir, conte aqui nos comentários qual cão você decidiu ter!

Sabia que você mesma pode adestrar o seu cãozinho em casa, deixando ele mais obediente e educado? Para saber como, clique no botão abaixo

Escreva Seu Comentário Abaixo

Deixe um comentário