piores-erros-ensinar-xixi

Os 9 Piores Erros ao Tentar Ensinar Xixi e Cocô No Lugar Certo


Os 9 Piores Erros Que Fazem Com Que O Cão Nunca Aprenda a Fazer Xixi e Cocô No Lugar Certo
(E Você Muito Provavelmente Está Cometendo Pelo Menos um Deles)


rafael-wisneski

Olá, aqui é o adestrador Rafael Wisneski, tudo bem?

Nos últimos 11 anos trabalhando como adestrador e com mais de 5 mil alunas e alunas atendidos, não tenho dúvida nenhuma em te afirmar que…


Xixi e Cocô no Lugar Errado é o Problema mais Comum que os donos de cachorros enfrentam!


Mas por que este comportamento acontece? Será que tem a ver com seu cão ser teimoso? Ele não ter mais jeito? Fazer pirraça ou algo assim?

Na verdade isso acontece porque as pessoas não entendem como o cão funciona. Mas, isso também não quer dizer que é culpa delas, nós nunca fomos ensinados como o cão realmente funciona, como ele aprende e como ele enxerga o mundo (que é totalmente diferente dos humanos). A culpa não é sua!

As pessoas tentam se comunicar com o cão como se estivessem comunicando com outras pessoas, isto nunca vai funcionar

O cão é de uma espécie diferente e possui as suas particularidades e o sua própria maneira de se comunicar.

 


dog13-389x220

 

Então, para você conseguir educar o seu cão, primeiro você precisa entender como ele Funciona, e ensinar ele da maneira que ele entenda.

Não tenha a ilusão que ele vai te entender assim como outro humano te entende, os cães não tem esta capacidade mental.


Pensando de um ponto de vista mais natural… se fosse na natureza, aonde o cão faria suas necessidades?

Vamos às alternativas:

  • Alternativa A: O cão teria uma relva específica
  • Alternativa B: O Cão teria um gramadinho todo bonitinho e preparado para ele
  • Alternativa C: O cão teria uma moita toda bacana e limpinha que ele poderia se esconder e curtir a paisagem.

A reposta para isso é: Todas as Alternativas!

Ele iria fazer aonde desse vontade, para o cão tanto faz o lugar! Para ele fazer no seu tapete novinho, no chão da sala, no sofá ou no piso da cozinha não faz a menor diferença, o cão não tem esta percepção. Isto é Algo Humano! E não podemos querer que por um passe de mágica o cão entenda isso… ele não vai entender… Isto é um Comportamento Antinatural para o Cão!


ensinar cachorro a fazer necessidades

Um dos passos para ensinar cachorro a fazer necessidades

 

Então se Você deseja que o seu cachorro faça as necessidades em um determinado lugar o cão deverá Obrigatoriamente Passar Por Um Processo de Aprendizagem.

Ou Seja: Você Precisa Ensinar Ele! Ele não Vai Aprender Sozinho!

 

 


Mas antes de realmente começar a ensinar o seu cão você precisa entender e nunca mais cometer os 9 erros abaixo

Fonte: simbaloverstore.com

Fonte: Simba Lovers Store

 

Após treinar milhares de cachorros nesses mais de 11 anos trabalhando como adestrador, eu te garanto que pelo menos 90% das pessoas cometem pelo menos 1 dos erros abaixo (e você muito provavelmente está cometendo também!), então leia com muita atenção:

 


Erro #1: Acreditar que se você Falar ou Mostrar Para o Cão Onde é o Local do Banheirinho Ele Irá Aprender


xixi-potty-training-4Este com certeza é o erro mais comum que vejo as pessoas cometerem. Este comportamento não tem lógica nenhuma, pois o cão não vai te entender! Ao contrário das falsas informações que existem pela internet, o cão não entende o que você fala.

O cão não é uma criança humana que tem a capacidade mental de entender o que falamos.

O cão é de outra espécie e tem sua própria forma de se comunicar. A linguagem humana não funciona com os cachorros.

O cachorro pode sim associar comportamentos a palavras, mas isto necessita de muito treino utilizando técnicas específicas de adestramento.

Este tipo de abordagem além de não funcionar, pode levar a comportamentos indesejados, como destruição de tapete higiênico e até coprofagia (o cachorro comer as suas próprias fezes).

 


Erro #2: Acreditar que Produtos De espirrar ou Pingar (Pipi dog, espanta cão, xixi pode, xixi não pode) serão a solução mágica para ensinar xixi e cocô no lugar certo


xixi-cleaning-pet-stain-carpet

Produtos educadores sanitários por si só não ensinam o comportamento desejado, eles apenas inibem a ação do filhote de eliminar em determinados locais. Ou seja: não educa e não serve pra nada, apenas piora a situação.

A única coisa que funciona para ensinar o cão a fazer xixi e cocô no lugar certo é ensinar ele da forma que ele entende e aprende (que é totalmente diferente de nós humanos) utilizando técnicas de adestramento positivo.

 


Erro #3: Acreditar Que Seu Cão Já é Muito Velho Para Aprender Xixi e Cocô no Lugar Certo


dog-owner

Existe um mito de que só cães novos, com poucos meses de vida, podem aprender, mas isso não é verdade.

Pode ser necessário um pouco mais de tempo e paciência devido à idade, afinal é um cãozinho que há anos está acostumado a fazer as necessidades do jeito que faz atualmente, mas é sim totalmente possível.

O Cachorro pode Aprender Novos Comportamentos em Qualquer Idade, com 6 meses, 8 meses, 3 anos, 10 anos! Não importa a Idade!

 


Erro #4: Acreditar que apenas comprando e colocando o tapete higiênico ou Jornal ou Gradinha em casa irá funcionar para ensinar o cão a fazer xixi e cocô no lugar certo


xixi-Toilet-training-your-puppy

Ao longo destes anos trabalhando com o manejo sanitário de cães vi que muitas pessoas acham que simplesmente comprando um tapete higiênico, ou qualquer coisa similar que sirva para o cão fazer as necessidades em cima, o cachorro vai saber que é lá que tem que fazer. Mas não é bem assim, não.

Lembra sobre como conversamos no início que para o cão não faz diferença aonde fazer as suas necessidades? Aqui é a mesma história. Se você não ensinar ele da forma correta (que não tem nada a ver com falar ou mostrar) ele nunca vai aprender que ali é o local correto de fazer xixi e cocô.

O Cão Não Faz a Menor Ideia do Lugar Certo das Necessidades, a Não Ser que Você Ensine Ele!

 


Erro #5: Acreditar Que Já Tentou e Fez “De Tudo” Para Ensinar o Cão


xixi-puppy-potty-training

Cometer uma série de erros não é fazer “de tudo”. Acreditar que é só colocar o tapete higiênico, brigar com o cão, mostrar pra ele o lugar, pingar o educador sanitário e deixar por conta da natureza não é fazer “de tudo”.

Para ensinar o xixi e cocô no lugar certo é necessário ser consistente, disciplinado e contar com um método que abrange desde a alimentação até a rotina do cão, saber exatamente como o cachorro aprende, como estruturar de maneira adequada o banheirinho e como corrigir os principais problemas existentes e os que possam aparecer no processo de aprendizagem.

99% das Pessoas Não Estão Nem Perto de Já Terem Tentado de Tudo. Cometer Diversos Erros Não é “Tentar de Tudo”.

 


Erro #6: Acreditar Que Brigar e Esfregar o Focinho do Cão no Xixi Fará Com Que Ele Aprenda


xixi-no-tapete

Punir e castigar o cão só potencializam os erros. Agir desta maneira deixa o cachorro confuso, inseguro e também não ensina o que é o correto. O resultado deste tipo de abordagem pode ser um cachorro que faz xixi e cocô longe de seus olhos e que aprende a se esconder para conseguir se aliviar.

Já Imaginou que situação horrível é para o cachorro? Ter medo toda a vez que sente vontade de fazer xixi ou cocô?

Você pode até pensar que sim, mas o cão não entende que está levando uma bronca por ter feito errado. Os cães não têm essa capacidade de sentir culpa, e isto é cientificamente comprovado.

Aquela carinha que ele faz, é simplesmente uma reação que ele aprendeu quando você briga com ele, mas ele não faz nem ideia do motivo de estar acontecendo isso.

Achar que o cão sente culpa ou sabe que levou bronca é uma interpretação errada que os humanos fazem dos cachorros.

Então a partir de hoje nunca mais brigue ou bata no seu cão, isto não funciona para nada e só piora a situação.

 


Erro#7: Acreditar Que Dá Muito Trabalho e Demora Para Ensinar


Com minha experiência em milhares de casos de educação sanitária vejo que alguns cães aprendem em poucos dias, como é o caso abaixo desta aluna do meu Curso Online Ensine Xixi e Cocô no Lugar Certo que conseguiu em apenas 3 dias:

erica

Comentário postado na fanpage Meu Cão Companheiro no Facebook

 

Tenho caso que não são incomuns de pessoas apenas em algumas poucas horas já conseguirem. A Mariana é uma das minhas alunas que conseguiu muito rapidamente:

mariana

Comentário postado na fanpage Meu Cão Companheiro no Facebook

 

Outros levam umas duas semanas, como é o caso desta outra aluna, a Vanessa:

vanessa

Comentário postado na fanpage Meu Cão Companheiro no Facebook

 


Mas fato é: TODOS os cães podem aprender!


Não dá muito trabalho, geralmente as pessoas falam isso por não saber como ensinar o seu cão e passam anos da sua vida tendo que limpar toda a sujeira e tentando ensinar da forma errada.

As pessoas acreditam que dá muito trabalho por falta de um método. Elas vão tentando de tudo que vêem pela frente, tudo que é dica (geralmente dada por quem não entende nada de comportamento canino) e ficam frustradas.

Agora, se você possui um passo a passo comprovado para aplicar consistentemente com o seu cão, o trabalho será muito baixo e o retorno será enorme.

Sabendo exatamente o que fazer evitamos o retrabalho e economizamos nosso tempo.

 


Erro #8: Achar Que Precisa Ficar o Dia Todo em Casa Para Ensinar


Não é necessário passar o dia todo em casa para ensinar o filhote a fazer suas necessidades no local correto.

Basta entender como funciona as questões fisiológicas do cão e potencializar o aprendizado.

Já vi casos em que meus alunos ensinaram no fim de semana, quando tinham um pouquinho mais de tempo, e não precisaram passar o dia todo com o cão.

Veja o caso, por exemplo, desta minha aluna que o cão fica o dia todo sozinho, e mesmo assim aprendeu com o meu curso:

tatiane

Comentários postados na fanpage Meu Cão Companheiro no Facebook


Erro #9: Achar Que o Seu Cachorro é Teimoso, Que Ele Nunca Vai Aprender e Faz no Lugar Errado por Pirraça 


xixi-no-chao

Eu posso afirmar com todas as letras que não é teimosia e nem pirraça! E para o seu cão aprender depende única e exclusivamente de você.

Se ele ainda faz no lugar errado é por que ele ainda não foi ensinado da maneira correta. Quem deseja que o cão faça em apenas um lugar somos nós, Humanos. O cachorro não possui este conceito. Para o seu cão, fazer no chão, no tapete higiênico ou no sofá não tem diferença nenhuma.

Então não tem nada a ver com ser Teimoso. Teimosia é algo humano, o cão não tem essa capacidade. Para ele aprender a fazer no lugar certo ele precisa passar por um processo de aprendizagem.

Com o método certo, disciplina e consistência qualquer cão pode aprender a fazer as necessidades no local correto.

 


Quem sou eu para te ensinar tudo isso?

Meu nome é Rafael Wisneski, sou adestrador há mais de 10 anos e eu sou apaixonado pelo o que eu faço. Sou idealizador do projeto Meu Cão Companheiro e Fundador do Instituto Meu Cão Companheiro.

  • Já ministrei mais de 7 mil aulas de adestramento
  • Diversas entrevistas para TV, rádio e revistas sobre bem estar animal.
  • Palestras em congressos, petshops e clínicas veterinárias.
  • Ministro cursos para formação de adestradores.
  • Sou consultor da maior empresa do Brasil de rações, a Purina, onde treino a sua equipe para entender melhor os cachorros e assim conseguir desenvolver produtos melhores.
  • Tenho hoje mais de 5 mil alunas e alunos dos meus cursos online e atendimento presencial.
  • Faço palestras em universidades para os Cursos de Medicina Veterinária
  • Sou pós graduado em manejo comportamental de cães e gatos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

 

Também sou criador do Instituto Cão Companheiro, no qual treino cães de Assistência para Pessoas com Necessidades Especiais, como por exemplo, pessoas que perderam a visão.

Dá uma olhadinha na minha entrevista para a TV Record sobre este Tema:


E agora, como eu começo a ensinar o meu cão?

Você já deu o primeiro passo para começar a ensinar o seu cão o lugar certo de fazer suas necessidades: nunca mais cometer estes erros que eu citei anteriormente É FUNDAMENTAL para você conseguir educar seu cão. 

O segundo passo, que eu quero te convidar para começar hoje, é ter um método, passo a passo para conseguir ensinar o seu cão o lugar certo do banheirinho como Milhares de Alunas Minhas já conseguiram!

Ter um método com um passo a passo, que te mostre todo o caminho e exatamente o que você deve fazer é fundamental para você conseguir ensinar o seu cão.

Com isso, você foge do achismo e dessas dicas furadas que encontramos em todo lugar pela internet, e começa finalmente a conseguir ensinar o seu cão com técnicas desenvolvidas por quem está todo dia trabalhando com educação canina.

Se Você Não Ensinar Ele, Infelizmente Ele Nunca Irá Aprender Sozinho!

Imagine agora…

  • Poder deixar seu cachorrinho o dia inteiro em casa e ao voltar encontrar tudo limpo, sem aquele cheiro horrível e sem bagunça de xixi e cocô pela casa toda
  • Nunca mais ter que gastar com a limpeza ou a compra de novos tapetes, sofás e camas devido ao cheiro de xixi…
  • Conseguir Tudo Isso em Apenas Duas semanas, usando poucos minutos por dia, sem ter que brigar com seu cão

Você conseguirá ensinar de forma fácil e rápida o seu cãozinho a fazer necessidades no lugar certo, e em Apenas DUAS Semanas de treinamento, ter a sua casa em ordem novamente, sem bagunça de xixi e cocô


  • Você nunca mais precisará brigar ou dar broncas no seu cão
  • Funciona com Cães de QUALQUER Idade
  • Funciona mesmo que você não tenha muito tempo e fique o dia todo fora de casa.
  • Resultados em Apenas 2 Semanas.
  • Sua casa livre de xixi e cocô para sempre

Você Deseja Parar de Ter que Ficar Todo Santo Dia Limpando a Bagunça de Xixi e Cocô Pela Sua Casa e Ter um Cãozinho Bem Comportadinho Que Faz SEMPRE no Lugar Certo?


Então Clique AGORA Mesmo no Botão Abaixo e Conheça o Meu Curso que Está com uma Oportunidade Imperdível!

xixi350x350-R01

Escreva Seu Comentário Abaixo