brinquedo para cachorro

KONG, o Brinquedo Para Cachorro que Vai Mudar a Vida do seu Melhor Amigo

Se você acompanha minhas dicas nas minhas redes sociais, ou é aluna (o) dos meus cursos online já deve ter me ouvido falar do brinquedo chamado KONG. Você vai entender porque eu falo tanto dele, e porque todos os cães precisavam ter um desse!

O KONG não é só um brinquedo, ele é uma ferramenta comportamental, uma solução e algo que deve fazer parte do enxoval e da vida de qualquer cão.

Mas afinal, o que é esse tal de KONG?

É o brinquedo feito pela empresa americana KONG®, conhecido no mundo. É resistente e parece uma colméia de abelhas ou um boneco de neve, e foi criado para ser uma solução de problemas de comportamento.

Como surgiu?

Um homem chamado Joe Markham era mecânico e tinha um Pastor Alemão chamado Fritz, que era um verdadeiro tormento: comia tudo que via pela frente, mordia os carros dos clientes, mastigava paus e gravetos, e comia até pedra! Imagine a situação!

Um dia o Joe jogou pro Fritz uma peça que tinha acabado de tirar do amortecedor de uma Kombi, e percebeu que o Fritz ficou entretido por horas e horas mastigando aquela peça e ela não se destruía. Ele ficou impressionado porque nunca tinha visto o Fritz tão calmo. Adivinha o que ele fez? Começou a dar a peça pro cão mais vezes, e o resultado foi excelente: Fritz estava extremamente mais calmo! Foi aí que ele teve a ideia de criar um brinquedo pra cães dessa forma.

fritz
Peça do Amortecedor da Kombi
Peça do Amortecedor da Kombi

E o que esse brinquedo tem de tão especial?

Os cães são canídeos, por isso continuam tendo necessidades da espécie canina, eles precisam expressar comportamentos que são naturais, como por exemplo: roeção e destrinchamento. Se os cães não tivessem sido domesticados, esses seriam comportamentos que eles usariam para comer a caça. O KONG serve como um simulador para que o cão consiga expressar esses comportamentos.

Qual a importância de simular esses comportamentos?

O cão que consegue exercer essas funções naturais e primárias, entra em equilíbrio físico e mental (homeostase), porque os níveis de estresse ficam controlados justamente por causa da expressão desses comportamentos naturais.

Muito mais que um brinquedo!

Entendeu por que o KONG não é só mais um brinquedo, mas sim uma ferramenta comportamental? Porque ele oferece muito mais pro cão do que apenas entreter. Abaixo listei algumas das funções dele:

  • É um mordedor – Como é feito de uma borracha natural extremamente resistente, os cães adoram mastigar por horas;
  • É um comedouro – O Kong substitui o pote de comida, deixa a hora da alimentação muito mais interessante e benéfica pra eles.
  • É um desafio com recompensa – quando recheado com comida, o cão precisa se concentrar nessa atividade e na melhor estratégia para retirar o alimento de dentro do Kong. Isso aumenta a capacidade cognitiva e de resolução de problemas, e diminui os níveis de estresse do cão.
  • É um brinquedo “Busca e Traz” – quando arremessado, assim que entra em contato com o chão, por ter o formato que tem, dá um movimento diferente, fazendo o cão prestar mais atenção na hora de “dar o bote” (Sim! Essa brincadeira de Busca e Traz é para o cão como se ele estivesse caçando o brinquedo. Interessante né?)
  • É Anti-Estresse – pode ser ofertado em momentos que o cão estiver sozinho em casa, para aliviar o estresse e o tédio causado pela ausência do tutor.
Foto: Meu Cão Companheiro
Brinquedo dispensador de alimento: KONG

Com todas essas funções ele melhora muito a saúde física e mental da cachorrada, por isso indico muito o Kong para os cães que atendo presencialmente e para as alunas do meu curso online de adestramento. Ele é muito benéfico pra todos os cães, independente se tem certos problemas comportamentais ou não, mas indico ainda mais o KONG quando os donos se queixam dos seguintes problemas comportamentais e emocionais dos cães:

  • Mastigação e destruição em cães filhotes e adultos;
  • Troca de dentição em cães filhotes;
  • Ansiedade de Separação;
  • Tédio e ociosidade;
  • Necessidade de controle de peso e emagrecimento;
  • Escavação e Latidos Excessivos;
  • Treinamento de Caixa de Transporte;
  • Cães em recuperação de cirurgias e com limitações físicas e motoras;

Usar esse brinquedo tem muitas vantagens. Ainda bem que existe opções como essa hoje no mercado, pra nos ajudar com a educação e bem estar dos nossos peludos.

Para ver mais dicas sobre educação canina, acesse meu canal do Youtube clicando aqui!

Escreva Seu Comentário Abaixo