Como Educar Cachorro Teimoso


rafael-wisneski

Olá, aqui é o adestrador Rafael Wisneski, tudo bem?

Você tem um cachorro teimoso em casa? Puxa no passeio e não aprende porque é teimoso… faz xixi e cocô pela casa e não aprende porque é teimoso… foge toda vez que abre o portão porque é teimoso… e por aí vai.


Mas afinal, existe a possibilidade de um cão ser teimoso?


Vamos lá, vou te dar 3 motivos pra você parar de achar que seu cão é teimoso, e no final vou te dar uma BOA NOTÍCIA!

 

O primeiro motivo é…
Teimoso é alguém turrão, cabeça-dura… E isso é uma característica negativa que não faz sentido ser associada ao cão, principalmente porque esta característica pode estar carregada de ORGULHO, que é uma emoção secundária, e segundo as pesquisas, os cães não tem esse tipo de emoção, ou seja, não existe cão orgulhoso, nem cão teimoso!

Teimosia é uma característica humana, e não canina

Teimosia é uma característica humana, e não canina

 

Agora o segundo motivo…
Quando você dá uma olhadinha no dicionário tem lá sinônimos da palavra Teimosia, como: persistente, lutador, firme. Essas sim são características que se encaixam melhor na realidade dos cães. Então isso que você acha ser uma teimosia do seu cachorro pode ser uma característica racial, de temperamento ou individual DELE. Algumas raças com sobrenome Terrier, como Yorkshire, Pit Bull, Bull Terrier, Fox, são BEM persistentes.

Exemplo de raças persistentes: Yorkshire, Pit Bull, Bull Terrier, Fox

Exemplo de raças persistentes: Yorkshire, Pit Bull, Bull Terrier, Fox

 

E o terceiro motivo:
O seu cão pode ter APRENDIDO um comportamento com você, que faz parecer ele ser teimoso, mas na verdade é somente uma reação dele. Por exemplo: você precisa que seu dog vá pra caminha dele, manda ele ir, mas ele não vai, permanece paradinho, tipo estatua, aí você empurra, chama, briga, fala braba… ele continua não indo pra caminha e você desiste de mandar ele.

Como o cão interpreta tudo isso? No raciocínio dele passa algo como isso: “se eu ficar quietinho aqui, sem me mexer, daqui a pouco ela para de me mandar pra caminha, e eu posso continuar aqui”.

O comportamento, chamado de “teimoso”, está mais para EVITATIVO do que uma teimosia genuína, dessa que nós conhecemos

Ou seja, ele aprendeu que, se ficar parado, ele evita de ter que ir pra caminha, então ele vai repetir isso no futuro, e vai parecer que ele é “teimoso”, porque toda vez que você manda ele pra caminha ele não obedece.

Mas ele faz isso porque aprendeu esse comportamento com você, não porque ele decidiu que não vai te obedecer e pronto! O comportamento, chamado de “teimoso”, está mais para EVITATIVO do que uma teimosia genuína, dessa que nós conhecemos.

 


Agora que você entendeu que os cães não têm esse comportamento de Teimosia, eu te dou uma BOA NOTÍCIA!


Você pode TRANSFORMAR os comportamentos indesejados do seu cão construindo comportamentos novos, trabalhando com REFORÇOS POSITIVOS, e ter assim excelentes resultados e uma convivência mais tranquila com o seu filho canino.

Obrigado, e até a próxima!

Escreva Seu Comentário Abaixo