Cão Pedindo Comida na Mesa

Cão Pedindo Comida na Mesa: O Que Fazer?

Quando você está na mesa, seu cão fica pedindo comida pra você? Fica chorando ou latindo, não deixando você ter a sua refeição em paz? Calma que pra isso tem uma solução mais fácil do que você imagina!

Vou te mostrar um exercício bem simples, com apenas 3 etapas, que você pode fazer com o seu cão companheiro para acabar com esse problema.

Primeira etapa

jumping-on-guests

Não deixe ele ficar perto da mesa enquanto você estiver comendo. A ideia é não deixar ele apresentar esse comportamento de pedir comida, que é o comportamento que queremos eliminar. Então, se ele está em outro cômodo da casa, provavelmente não vai ficar pedindo comida. Se você deixa ele vivenciar uma situação em que ele está acostumado a ter determinado comportamento, é muito provável que ele vai fazer o que é mais fácil para ele, o que ele está acostumado a fazer, que nesse caso é pedir comida.

Vale explicar aqui que existe uma lei do comportamento animal chamada surto de extinção. Todo comportamento tende a aumentar a frequência e intensidade antes de se extinguir. Mas não temos como saber o ponto de extinção, que pode ser dali 5 minutos, ou depois de 50 latidos, ou pode ser dali 2 horas e 2000 latidos que o cachorro vai parar. Por isso, deixe o seu cão em outro cômodo da casa, assim você não vai precisar ignorar o comportamento até o ponto de extinção chegar, correndo o risco de desistir e acabar recompensando um comportamento muito intenso e que vai se tornar ainda mais frequente com essa recompensa.

Segunda etapa

como treinar um cachorro

Ensine o comportamento que você quer que seu cão tenha naquele momento. É algo que vai fazer parte do treino, ou seja, você vai ter que ensinar o comportamento que você quer para o momento que você estiver na mesa comendo. Por falar em treino, devo ressaltar que você deve ensinar isso para o seu cão em forma de treino, ou seja, em uma hora que você tenha tempo e vai apenas simular que está comendo. Você vai treinar isso por alguns dias, para que, nos dias seguintes, quando você for comer, o seu cão se comporte bonitinho como aprendeu nos treinos.

Então o treino é assim: coloque a caminha do cão ao lado da mesa, a uma distancia onde você consiga ver seu cachorrinho. Peça para ele ir até a caminha, e peça pra ele ficar lá. O comando FICA é muito útil nessas horas, é um dos comandos que ensino no meu curso completo de educação canina, o curso Meu Cão Companheiro, que você pode adquirir nesse link. Depois que pedir pro cão ficar, vá até a mesa. Se ele ficou quietinho, volte e recompense com petiscos. Se ele continuar na caminha, aumente o seu movimento, ou seja, vá a mesa, sente, levante e recompense o cão pelo bom comportamento. Aumente ainda mais o seu movimento… Sente, pegue o prato, bata os talheres, mexa na xícara e nos copos e mexa com a comida. Se o seu cão continuar no lugar, vá até ele e recompense com petiscos e elogios.

Terceira etapa

Cão Pedindo Comida na Mesa

Você vai pedir para o cão ir até a caminha que está perto da mesa onde você vai comer, e vai pedir para ele ficar lá. Se ele estiver ficando lá quietinho, parabéns! Você conseguiu modular o comportamento do seu cão companheiro. Mas se ele ainda não está obedecendo é sinal que precisa de mais alguns dias de treino 🙂

E se você quiser Adestrar o Seu Cão Usando Apenas 10 minutinhos do Seu Tempo Por Dia, clique no botão abaixo:

Escreva Seu Comentário Abaixo

Deixe um comentário