Por que seu Cachorro Come Fezes? (Coprofagia)
O comportamento de ingestão das fezes é chamado de coprofagia. O cão coprófago pode ingerir as próprias fezes ou as fezes de outros animais. Existem 3 razões para o cão comer fezes, e elas podem estar associadas.
Possíveis causas
1) Predisposição genética
2) Causa Orgânica
3) Causa Comportamental
Predisposição genética
Significa que raças como Shih Tzu, Maltes, Golden Retriever e Labrador são mais suscetíveis a coprofagia. Mas cães de outras raças também podem ser coprófagos.
Causas orgânicas
Podem estar relacionadas a vermes, giárdia, distúrbios gastrointestinais, dieta com restrição calórica, síndrome da má absorção e mais um monte de fatores relacionados a digestão e a absorção de nutrientes. Para descobrir se a causa é orgânica, o cão que come cocô deve passar por uma consulta com veterinário e por exames clínicos, e se for contatado que a causa é orgânica, o veterinário irá indicar como tratar.
Causa comportamental
É a principal causa, que pode estar relacionada ao tédio, ou às broncas que o cão leva defecar em local inapropriado, ou porque o cão descobre que ingerir as fezes atrai a atenção dos donos. Devemos lembrar que a ingestão das fezes por si só já é reforçadora desse comportamento, e se você ainda der atenção pra ele na hora que estiver comendo, brigando ou falando qualquer coisa que seja, sem dúvida o cão vai repetir esse comportamento no futuro.
A coprofagia, ou seja, ingestão de cocô, é um distúrbio amplo, que envolve vários fatores e que para controlarmos e chegarmos a uma “cura” é preciso paciência e persistência. Fazer com que o seu cão aprenda onde é o local certo de fazer cocô é um passo muito importante na solução desse problema. Mas para fazer com que ele aprenda, você precisa de um método certo e eficiente, brigar não adianta.
Eu criei um treinamento com o passo a passo para você conseguir ensinar o seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo de forma definitiva e em pouco tempo. Neste treinamento você vai aprender exatamente a forma correta de se comunicar com o seu cão e ensinar ele aonde você quer que ele faça suas necessidades. PARA CONHECER, CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO