Como Educar um Cachorro Mais Velho?
Será que cães mais velhos, que já passaram da fase filhote, também podem ser educados?
Muitas pessoas me perguntam se é possível educar cães mais velhos. Existe um mito muito forte que só quando é filhote é quando o cachorro aprende. Mas isso não é verdade, geralmente é possível educar um cão de qualquer idade! Depende do que vai ser ensinado e qual a idade do cão.
Eu explico: se você for ensinar um comportamento novo, por exemplo: dar a pata, sentar ou fazer algum truque, seu cachorro que já não é mais filhote pode aprender também tranquilamente. Aliás, ensinar comandos novos pra animais mais velhos ajuda a prevenir disfunções cognitivas que ele possa ter por causa da idade, evita que o cãozinho fique desorientado ou tenha outros tipos de dificuldade, e isso vai melhorar a qualidade de vida dele. É que nem nós, humanos, as pessoas com mais idade também precisam se manter ativas dentro das suas limitações, manter a mente e o corpo ativos.
Mas se você quer mudar algum comportamento que não está legal, é um pouco mais trabalhoso. Não é impossível, mas pode ser um pouco mais demorado pra alterar. Eu tenho que ser sincero com você, um comportamento que é repetido durante vários anos é como um vício, não é tão fácil de perder, então é preciso um pouco mais de paciência e treino com seu cãozinho adulto. Mas vale muito a pena, e o bem estar do seu cãozinho depende de você, ele precisa da sua orientação e do seu cuidado.
Pra saber se o seu cãozinho está na fase sênior, ou seja, se ele já é idoso, é bem fácil!
Identifique a expectativa de vida da raça do seu cachorro e divida assim:
Por exemplo, se a expectativa de vida é de 12 anos…
- 25% equivale à idade infanto-juvenil, ou seja, até os 3 anos…
- 50% é idade adulta, ou seja, dos 3 aos 6 anos…
- e os 25% restantes é a idade senil, ou seja, a partir dos 9 anos.
Mas independente da fase em que o seu cão esteja, seja filhote, adulto ou idoso, é possível fazer com que ele aprenda. Com muito respeito, carinho e paciência é possível ensinar nossos companheiros mais velhinhos.