Como Fazer o Cachorro Parar de Morder

Seu cão passa a maior parte do tempo te mordendo? Não dá pra fazer uma brincadeira que lá vem mordida e você não sabe como fazer o cachorro parar de morder? Você vai colocar a coleira pra passear e… mordida… Vai escova-lo? Mordida… Isso está tornando a convivência com ele complicada e você não sabe o que fazer?

Neste post vou explicar os motivos para tanta mordida e também vou falar de uma possível solução.

 

Quais os motivos para tanta mordida?

Imagine que eu tenha uma caixa de ferramentas.

Imagine que nela só tem um alicate.
Digamos que eu tenha uma tábua com um prego semi pregado. Eu experimento usar a alicate para retirar o prego, e consigo tirar.

Agora digamos que tenha uma tábua com dois pregos semi pregados. Eu uso a alicate novamente e resolvo a situação.
E assim sucessivamente… Nesse contexto, pelo meu histórico de solução de problemas, eu sempre utilizarei o alicate para resolver os problemas.

Agora imagine que aparece um desafio novo, uma tábua com um prego bem pregado. Se eu tentar usar o alicate para tirar o prego, provavelmente não vou conseguir. Como eu só tenho o alicate, vou ficar tentando várias vezes tirar o prego com o alicate, mas sem sucesso.

Agora, imagine que dentro da caixa de ferramenta aparece uma chave de fenda. Com essa nova ferramenta que eu tenho disponível, vou conseguir retirar o prego e resolver essa situação.

 

Ok, mas o que tudo isso tem a ver com os cães morderem?

cachorro parar de morder

Vamos fazer uma comparação. Imagine que a caixa de ferramentas do cão são os comportamentos que ele tem, mas ele só conhece a mordida como comportamento para resolver situações, assim como no meu exemplo eu só tinha o alicate. Em algumas situações ele usou a ferramenta mordida e conseguiu resolver a situação, mas quando surgiu um desafio novo, ele tentou utilizar a ferramenta mordida e não conseguiu resolver, por isso ficou tentando de novo e de novo com a mesma ferramenta, mordendo, mordendo e mordendo. Como ele não consegue e não tem outra ferramenta, ele pode entrar no que chamamos de pensamento circular.

A partir do momento que aparecerem novos comportamentos na caixa de ferramentas do cão além do comportamento mordida (como foi no meu primeiro exemplo, em que apareceu a chave de fenda) o cão conseguirá resolver a situação de outra forma, que não seja mordendo.

 

Então a moral dessa história toda é:

 

Ensine novos comportamentos para a caixa de ferramentas do seu cão, a tendência é ele resolver as situações utilizando essas novas ferramentas. Para isso você pode ensinar o cão a Sentar, a Deitar, e a Ficar, por exemplo. Desta forma você estará aumentado a capacidade cognitiva e de resolução de problemas do seu cão, fazendo com ele fique mais inteligente e torne mais simples a comunicação entre vocês.

 

cachorro parar de morder

É preciso aumentar as opções de comportamento da “caixa de ferramentas” do seu cão

 

Algumas raças utilizam mais a mordida do que outras, como o Pastor Malinois, o Golden e o Labrador. Com essas raças a caixa de ferramentas deve ter mais opções, ou seja, você deve ensinar mais comportamentos e comandos.


Agora você já sabe que ensinar bons comportamentos e solicitá-los quando o cão está com dificuldades em entender as situações é a melhor alternativa para se ter um cão educado, saudável e feliz. Os cães adoram aprender novos comportamentos, faz bem para a mente e para o corpo, e é divertido tanto para eles, quanto para os tutores. Experimente ensinar alguns desses comandos para o seu cão, você vai sentir a diferença que isso fará no comportamento dele, que irá mudar para melhor, resolvendo o problema das mordidas excessivas e tantos outros.


Eu mostro como ensinar todos esses comandos para o seu cão em vídeo aulas no meu treinamento online, lá tem aulas também sobre como amenizar outros problemas comportamentais do seu cãozinho. Para conhecer o treinamento online que vai te mostrar como melhorar o comportamento do seu cão, clique no botão abaixo:

Escreva Seu Comentário Abaixo